segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Escola Ideal

 NEGREIROS, M.R.J.P.

30 de Novembro de 2009, às 14h11

LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2003), relatam que o debate sobre a escola de qualidade/quantidade, já perdura por muito tempo. Na transição do Império para a República, no século XIX, o movimento do entusiasmo pela educação revelava preocupação de caráter quantitativo, ao propor a expansão da rede escolar e a alfabetização da população que vivia um processo de urbanização pela expansão econômica. A adoção do trabalho assalariado, aliada a outras questões de modernização do País, fez com que a escolarização aparecesse como fator promotor da ascensão social. Que o otimismo pedagógico caracterizou-se pela ênfase nos aspectos qualitativos da educação nacional, pregando a melhoria das condições didáticas e pedagógicas...

De acordo com o PRASEM III (Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação) – Guia de Consulta (2001), o tipo de Gestão constitui-se em um dos indicadores de qualidade da escola atual, sendo a forma de gestão desenvolvida, tanto pela Secretaria de Educação ou pela escola, é considerado um dos indicadores mais significativos de qualidade. Todos os demais estão a ele diretamente ligados.

Outros indicadores citados no PRASEM III são: Participação da Comunidade; Apoio das Autoridades; Qualificação dos Professores; Natureza dos Objetivos de Aprendizagem; Formas de Distribuição e Utilização do Tempo; Organização do Espaço Escolar; Clima de Trabalho; Formas de Acompanhamento e Avaliação e Reconhecimento Público. O uso desses indicadores exerce um papel principal que é fornecer orientações e apoio às escolas, de forma que possam exercer a autonomia que a própria legislação educacional brasileira indica. Podendo citar o respeito à criatividade, à flexibilidade e à adaptabilidade de cada escola do Município é uma exigência a ser considerada no uso apropriado desses indicadores.

A título de exemplo das escolas de Tempo Integral do Rio de Janeiro e de Pernambuco, foi implantado aqui no Piauí em quatorze escolas. O Centro de Tempo Integral (CEMTI) já mostra resultados, embora seja dentro de apenas um ano. É trabalhada a construção do saber, com métodos ao alcance da escola, seguindo um Código de Conduta para professores e outro para alunos. Segue, ainda, um Código de Ética que serve de roteiro para todos os membros da Comunidade Escolar. Além dos Códigos acima citados, são trabalhados os Valores Morais inseridos na Constituição de 1988 do Brasil, como meio de praticar as virtudes que devem ser inerentes ao ser humano.

A Escola de Tempo Integral proporciona ao aluno um espaço acolhedor, de discussão, de práticas experimentais através do uso de instrumentos laboratoriais no campo da Biologia, da Física, da Química e de Informática. Como o próprio nome sugere, alunos e professores permanecem no espaço escolar de 07h20 (sete horas e vinte minutos) às 17h20 (dezessete horas). Todos os alunos, professores e demais funcionários e Gestores fazem suas refeições no próprio espaço físico da escola. Um período do dia é destinado às aulas normais e aulas normais e o outro às atividades de formação para o futuro do jovem aluno, de acordo com o projeto de vida de cada um.

No site Pensamento Positivo a escola ideal deve tornar-se única para cada um de seus alunos. Deve ser àquela onde os alunos e os professores gostem de estar!... Onde não há atrito com colegas nem professores... Onde os professores são, acima de tudo, grandes amigos dos alunos e estes, acima de tudo companheiros! Os professores motivam os alunos, em especial, os mais fracos, sendo estimulados por estes... É um lugar harmonioso onde os professores ensinam com rigor e exigência, mas, cheios de verdadeira alegria e os alunos empenham-se em aprender.

É notário que a Escola para ser ideal deve ser exemplo a ser seguido. Deve oferecer instalações dignas para os professores e alunos. O CEMTI Moderna, mencionado anteriormente é um exemplo de escola ideal, embora ainda precise de ampliação em suas instalações físicas e equipamentos. Dispõe de carteiras adequadas, confortáveis à postura do aluno; é higienizada e conservada de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária; as refeições são oferecidas de forma balanceada com acompanhamento de uma nutricionista, sendo, um lanche pela manhã e a tarde e ao meio-dia, almoço. Os alunos sentem-se motivados, cuidam do espaço escolar, fazem mutirão para enfeitar o muro da escola com desenhos animados rascunhados e pintados pelos próprios alunos, com a coordenação dos professores.

O Centro de Ensino Médio Tempo Integral Moderna (CEMTI) é avaliado anualmente. É realizada Avaliação de Desempenho com Gestores e Professores e todo quadro passa por um referendo para aprovação ou desaprovação ou desaprovação da comunidade escolar. É monitorado por um Conselho composto por recomendações da Diretoria, de professores, de alunos, funcionários administrativos e de pais. O Conselho participa de deliberações administrativas e financeiras.

Concluindo, o modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, conhecido no Piauí com a Sigla CEMTI (Centro de Ensino Médio de Tempo Integral) é um exemplo de Escola Ideal que procura desenvolver o aluno, física, moral e intelectualmente, através da educação prática, trabalhos manuais, exercícios de autonomia, vida no campo, semi-internato, ensino individualizado. As atividades são centradas nos alunos, estimulando a iniciativa adequando-se ao princípio da auto-educação. (ARANHA, 2006).

Obs.: Os textos sem referências foram com base na experiência vivida no CEMTI Moderna da Rede Estadual de Ensino em São Raimundo Nonato – Piauí.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, J.C., OLIVEIRA, J.F., TOSCHI, M.S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Editora Cortez, 2003, p. 142.
RODRIGUES, M.N., GIÁGIO, M. (Org.) Guia de Consulta para o PRASEM II. 2ª reimpressão. Brasília, FUNDESCOLA/SEIF/MEC, 2001, P. 159.
EVELLYN, 2008. Site Educar para Crescer. Acesso: 27 de Novembro de 2009, às 23h00.
SITE PENSAMENTO POSITIVO. A escola ideal, 2009. Acesso: 27 de Novembro de 2009, às 24h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário