segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS VALORES QUE ADQUIRIMOS NO SEIO FAMILIAR LEVAMOS PARA TODA A VIDA


A família é a base para uma vida equilibrada e feliz. Os pais devem educar seus filhos de acordo com os princípios corretos, dando-lhes limites, mostrando os prós e os contras de cada situação que se apresenta, ensinando-os a encarar as frustrações, pois isso os ajuda a se fortalecerem e não fracassarem na primeira dificuldade encontrada na adolescência e na vida adulta.
            Muitos jovens sentem-se fragilizados na puberdade e na adolescência, onde é comum passarem pela crise de identidade e isto se justifica pelo turbilhão de hormônios que povoam seu corpo. Não entendem o porquê de muitas coisas, mas se acham capazes de resolver seus problemas sozinhos e maduros o suficiente para não recorrer aos pais em horas difíceis.
            Os pais precisam entender esta fase e procurar ajudar seus filhos dando o apoio necessário, servindo de suporte nas horas difíceis comuns a todos os jovens, demonstrando o quanto são importantes e o quanto são queridos pela família. É importante deixar claro que o equilíbrio da família depende de todos e que cada um tem seu papel dentro dela.
            É necessário ser claro quanto aos perigos que a vida fora do ambiente familiar oferece, como por exemplo, as drogas que, aparentemente, se mostram prazerosas, mas enganam e levam a dependência e ao fundo de um poço praticamente sem saída. É importante que os jovens tenham conhecimento desses perigos e que a vida pode ser bela sem nenhum vício, sendo esta a forma mais inteligente de viver.
            A sexualidade também precisa ser trabalhada da maneira correta, orientando as jovens e também os jovens para não se deixarem iludir por pessoas inescrupulosas que aproveitam da inocência e da fragilidade dos menores e abusam sexualmente deles. A orientação os prepara para fugir dessas investidas e denunciar o mais rápido possível o agressor minimizando as sequelas desses abusos para o futuro dessa criança e desse jovem que, por ventura, se deparem com essas situações deprimentes. Façam uma pesquisa em Eclesiástico 42:9-11.
            Caso tenham dificuldade para orientar seus filhos procurem pessoas especializadas para lhes dar o suporte necessário e evitem que o pior aconteça. Existem Centros como o CRAS e o CREAS que estão preparados para ajudá-los no fortalecimento de suas famílias.
Um abraço!
Rosinha Piauilino Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário