sábado, 27 de agosto de 2011

Os Líderes precisam ser sábios

       A Humanidade anseia por líderes sábios. Líderes que procuram, acima de tudo, o bem-estar da população, envolvendo segurança, calmaria. De acordo com Albert Einstein: "Diante de Deus todos somos igualmente sábios e igualmente tolos". Já, Henfil diz: "Enquanto os sábios pensam sem certeza, os idiotas atacam de surpresa" e Octavio Paz assegura que "Se os líderes lessem poesia,seriam mais sábios".

         Realmente, é preciso muito discernimento para liderar uma Nação, um Estado, um Município e o povo realmente é beneficiado quando seus líderes agem com sabedoria, pois, como diz Roberto Shinyashiki: "Sem dúvida, o mundo necessita muito mais dos sábios do que dos gênios". Isto é verdade, embora a genialidade seja, também, interessante para quem governa, para quem lidera, porém a sabedoria reina e, sendo assim, o povo reconhece, regozija, se estabiliza confiando no seu líder.

         "A sabedoria própria dos sábios consiste em uma extraordinária dose de bom senso", diz o Reitor W.R. Inge e é assim que se conhece um líder verdadeiro. Ele usa de bom senso em todas as suas ações e pondera sobre os benefícios e os malefícios que pode gerar para a comunidade, evitando colocar seus interesses em primeiro lugar e sim os interesses da população.

      A liderança, em qualquer setor, deve primar pelo bom senso, deve procurar agir de forma ponderada, séria para que o seu trabalho seja usado para bênção de todos que são usuários dele.  Não importa se é um líder governamental ou se é um líder de escola, de universidade, de qualquer outro setor, é importante ser sábio, usando seu talento para o bem de todos.

     "Muitos recebem conselhos. Só os sábios tiram proveito". A sabedoria envolve consciência, honestidade, tolerância, generosidade, amor e amizade. "Deus tem propósitos para com seus filhos e filhas, principalmente no tocante a exercerem influência na vida de outras pessoas. Ele nos treina na vida real. Ele usa a realidade dos fatos à nossa volta para nos treinar".
      É preciso usar de discernimento, deixar as picuinhas de lado, as críticas negativas sem fundamento e procurar dar o melhor de si para a sociedade, sabendo que agradará a uns e a outros não. Porém, o importante é saber lidar com essas adversidades, não se deixar abalar e cuidar de agir com seu dever de líder para o bem-estar de todos.

          Deus sempre abençoa os puros de coração e àqueles que usam o poder de forma correta e para o bem, sem arrogância, sem se achar melhor que os outros, mas conscientes de que têm uma missão dada por Ele para trabalhar em prol do seu povo. Humildade e serenidade são qualidades de um líder sábio e que zela pela felicidade de seus liderados.

          Um abraço!

          Rosinha Piauilino

Nenhum comentário:

Postar um comentário